top of page

Aplicação das argilas

As argilas é um dos minerais que tem grande variação de aplicação. Ela pode ser considerada como um mineral principal. Pode-se aplicar a argila na cerâmica onde ocorre a maioria das aplicações. Os primeiros objetos de cerâmica foram feitos com argila rica em ilite, porque as temperaturas de queima são relativamente baixos. Encontra-se em forma de blocos, tijolos maciços, telhas, tubos e objetos.

Na porcelana a caulinita é misturado com argila caulinítica, feldspato e quartzo moído em porcentagens condicionada ao uso da porcelana, outro local que pode-se aplicar a cerâmica da argila é na construção civil. Dos produtos fabricados destaca-se a telha e o tijolo. Para o papel haver uma boa impressão e reprodução devido a transparência e irregularidade, necessita-se que coloque uma quantidade de caulinita. O cimento é obtido pela pulverização de resultado da calcinação a cerca de 1400 graus até a fusão de uma mistura de calcário e argila.

Encontramos também no setor farmacêutico, com excipiente de medicamento, na indústria petroquímica, como suporte de catalisadores e em outros setores, como aditivo para pintura, betumes, construção, cosmética, agricultura, e outros.

Depósito de argilas

Argila bentonitas- As reservas de bentonitas em 2004, foram encontradas no Estado do Pará, Município de Quatro Barras; no Estado de São Paulo, nos municípios de Taubaté e Tremembé; no Estado da Paraíba, no Município de Boa Vista e Campina Grande e no Estado do Rio de Janeiro, no Município de Silva Jardim.

Caulin- O caulin é encontrado em depósitos nos Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Goias, Santa Catarina e Paraná.

Argila para Cerâmica Vermelha-  Esse tipo de argila é encontrado em muitos depósitos no Brasil, sendo eles: RS- Santa Rosa, Pelotas, Santa Maria, Lajeados, Feliz, Porto Alegre; SC- Canelinha, Pouso Redondo, Criciúma; PR- Curitiba, Prudentópolis, São Carlos do Ivaí, Londrina, Foz do Iguaçu; SP- Panorama, Teodoro Sampaio, Penápolis, Ourinhos, RMSP, Bragança Paulista, Tatuí, Rio Claro, Mogi Guaçu, Barra Bonita, Itu, Tambaú, Rincãoi; RJ- Campos de Goytacazer, Itaboraí, Três Rios; MG- Governador Valadares, Igaratinga, Sete Lagoas, RMBH, Monte Carmelo, Uberlândia, Ituiutaba; ES- Itapemirim, Colatina; BA- Recôncavo, Caetitê; PE- Pau D’Alho; PA- Juazeirinho; RN- Parelhas, Goianinha, Açu; CE- Russas, Caucaia; MA- Timon; PA- São Miguel do Guamá Santarém; RO- Porto Velho; AC- Rio Branco; MT-Várzea Grande; MS- Três Lagoas, Rio Verde, Campo Grande; GO- Anápolis.

Principais municípios produtores de argila nas rochas sedimentares da Bacia do Paraná- Ponta Grossa, Rio Negro e Tomazina, Curiúva e Siqueira Campos, Imbituva, Irati e Sapopema, Cândido de Abreu, Mauá da Serra, Ortigueira, Paula Freitas, Prudentópolis, Rebouças, União da Vitória.

FONTE: 

SCAPIN, Marcos. Aplicação da difração e fluorescência de raio X (WDXRF): ensaios em argilominerais. 2003. 80 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo.

GOMES, Celso Figueiredo. Argilas: O que são e para que servem.1ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988. 457 p. ISBN 9789723100273.

Projeto Interdisciplinar 

GLI2AM-ESA- 2017/1

bottom of page