top of page

Formação dos Argilominerais

A gênese dos argilominerais se dá pela alteração de silicatos de alumínio que foram sujeitos a processos intempéricos ou por processos hidrotermais. O intemperismo é o processo que altera física ou quimicamente os minerais de uma rocha, para a gênese dos argilominerais o intemperismo químico é fundamental. Por serem fruto de dissolução do material primário, ambientes tropicais são mais propícios a formação dos argilominerais em função do alto índice pluviométrico. Ao sofrer intemperismo um mineral primário pode ser submetido à hidrólise total ainda na área fonte, liberando os constituintes solúveis, os quais podem recombinar-se nos ambientes de sedimentação originando argilominerais. Além disso os minerais primários, como por exemplo os feldspatos, são transportados como componentes dentríticos e, são submetidos à hidrólise total, fornecendo os elementos químicos necessários para dar origem aos argilominerais. Nesse caso os minerais primários podem também sofrer hidrólise parcial e originar minerais de argila no seu interior.

A hidrólise é a quebra de uma molécula por atuação da molécula de água. Ocorre uma alteração de íons, sendo liberados por uma solução de cátions de hidrogênio e aníons de hidroxila, dessa forma determinada molécula se desfaz e tem suas ligações complementadas com os íons da molécula de água, gerando uma molécula distinta da original. Na hidrólise, metais alcalinos e alcalinos terrosos são retirados em solução, deixando um produto sólido na forma de um hidróxido, oxido ou um ariglomineral,a hidrólise pode ser dividida em hidrólise total e hidrólise parcial.

Hidrólise parcial

No processo de hidrólise parcial, por conta de condições de drenagem menos eficientes, parte da sílica permanece na solução, já o potássio pode ser parcial ou totalmente eliminado. Esses elementos reagem com o alumínio, formando argilominerais. A formação de silicatos de alumínio é um processo denominado sialitização. Quando são originados argilominerais como a caulinita, onde a relação de átomos Si:Al é 1:1, um átomo de silício para um de alumínio, fala-se de monossialitização. Quando são formados argilominerais como a esmectita, onde a relação Si:Al é 2:1, o processo é a bissialitização.

FONTE: Decifrando a Terra / TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD e TAIOLI - São Paulo. Oficina de Textos, 2001.

Hidrólise total

No processo de hidrólise total, é retirado 100% da sílica e do potássio, isso ocorre em vista à alta pluviosidade da área e da drenagem da água no perfil, onde a solução de alteração permanece diluída

Reações Químicas da Hidrólise

FONTE:

Decifrando a Terra / TEIXEIRA, TOLEDO, FAIRCHILD e TAIOLI - São Paulo. Oficina de Textos, 2001.

Para Entender a Terra / PRESS, SIEVER, GROTZINGER e JORDAN - Porto Alegre. Brookman, 2006.

Projeto Interdisciplinar 

GLI2AM-ESA- 2017/1

bottom of page